Os benfícios da massagem




A massagem é um momento único de partilha, (é uma dádiva especial), que promove o conhecimento de pais e filhos e gera momentos de felicidade/bem-estar no seu crescimento e desenvolvimento.

A massagem Infantil é uma ferramenta que permite aos pais remodelar a interpretação que o bebé faz do mundo, para libertar a sua dor, medos, abrindo-se a um estado de maior alegria.

É através de um contacto com pele, que pais e filhos se encontram com exclusividade, dando assim mais qualidade às suas relações e transmitindo, uns aos outros, confiança e segurança, para chegar a um entendimento muito mais profundo, que os acompanhará durante toda a vida.ém de todos estes benefíos aoníve da partilha, troca, conhecimento entre pas filhos, massagem traz ainda benfícios a outros níveis.

Através da pele massajada (que no recém-nascido é cerca de 19% do seu peso total) este órgão participa em diferentes sistemas fisiológicos beneficiando:

SISTEMA HORMONAL - Diminui as hormonas de stress, promovendo um sono mais tranquilo, favorecedor da libertação da hormona do crescimento.


SISTEMA IMUNITÁRIO - Bebés mais tranquilos mantêm o equilíbrio do Sistema Imunitário.


SISTEMA GASTRO-INTESTINAL - A massagem facilita a digestão, promove o alívio de cólicas e de gases, diminuindo a dor/tensão intestinal.


SISTEMA RESPIRATÓRIO - Equilibra a respiração e promove a libertação de expectoração.


SISTEMA CIRCULATÓRIO - Estimula a circulação, promovendo um aumento de oxigénio, contribuindo para uma eliminação de toxinas.


SISTEMA LINFÁTICO - Ajuda na drenagem linfática.


SISTEMA MUSCULAR - A massagem tem um efeito relaxante e ao mesmo tempo tonificante.


SISTEMA NERVOSO - Sendo a pele o maior orgão de comunicação de que o bebé dispõe, é através do tacto que se transmitem uma infinidade de mensagens. Estes estímulos externos são absorvidos e favorecem a mielinezação das células nervosas cerebrais decorrente dos estímulos tácteis desenvolvidos ao longo da massagem numa corrente de afectos organizadores de bases fisiológicas e emocionais para o futuro.


A NÍVEL COMPORTAMENTAL - Melhora resultados dos testes de desenvolvimento Psico-motor; Melhora dimensões temperamentais - Emocionalidade/ Sociabilidade;Diminui o tempo de choro; Aumenta o tempo no estadio "vigília tranquilo" (estado de consciência para aprender / comunicar).
Quatro Categorias de Benefícios descritas por Vimala McClure:

Interacção: Promoção da vinculação segura, comunicação entre pais e bebé, tempo de qualidade entre pais e filhos, respeito, uso dos 5 sentidos, contacto precoce com ambos os pais, empatia, imitação, amor, etc.

Estimulação: De todos os sistemas orgânicos acima descritos, desenvolvimento da linguagem, aquisição de consciência mental e corporal, integração sensorial, etc.

Alívio: Gases, cólicas, obstipação e eliminação, dores gastrointestinais (digestivas), congestão nasal, tensão muscular, sensibilidade ao toque, desconforto dos dentes, etc.

Relaxamento: melhores padrões de sono, melhor flexibilidade, melhoria da capacidade de auto-conforto, diminuição de tensões e situações de desorganização neurológica, etc.


Benefícios da Massagem para os Outros:

Para os Pais: melhor compreensão do seu bebé, ler e respeitar os seus sinais, melhor auto-estima e confiança parental face a diferentes situações, tempo de qualidade com o bebé, possibilidade de maior envolvimento do pai, estimula a lactação e diminui a possibilidade de depressão pós-parto.

Para toda a Família: possibilidade do envolvimento de irmãos mais velhos, da família, intensificação do respeito, criação de um ambiente familiar calmo e tranquilo.

Para a Sociedade: aumento do contacto físico positivo, diminuição de agressividade e violência, intensificação do respeito e empatia.

Sem comentários:

Enviar um comentário