Mais aspectos sobre a massagem




Nestas massagens está sempre presente um pedido de permissão ao bebé para iniciar a massagem, ou seja, os pais só fazem a massagem ao bebé se ele naquele momento quiser. Para além disso, este pedido de permissão será a forma de o bebé começar a conhecer que chegou o momento da massagem e assim ele próprio se organizar interiormente.


De forma a verificarmos se o bebé quer a massagem existem sinais positivos e negativos que nos vão indicando a sua vontade, assim, demonstramos o respeito que os nossos bebés merecem.


Além das técnicas de massagem propriamente ditas existem outras estratégias que serão ensinadas de forma a acalmar o bebé e prepara-lo para a massagem.


A massagem prima por se adaptar à rotina dos pais-bebé, podendo ser integrada ao longo do dia-a-dia, numa rotina estabelecida entre bebé e cuidadores.


Com este curso os pais têm uma óptima oportunidade de promover a vinculação com o bebé, uma vez que o contacto físico próximo encontra-se intimamente ligado à massagem.


A qualidade da vinculação irá determinar o desenvolvimento físico e emocional dos vossos bebés, pelo que, se torna tão importante desenvolvê-la.

Que óleos utilizar para a massagem?



De acordo com a Associação Internacional de Massagem Infantil, os bebés devem ser massajados com um óleo vegetal, de alta qualidade, sem cheiro e prensado a frio. O óleo prensado a frio é produzido pressionando mecanicamente os vegetais, frutos, sememente, nozes ou ervas sem a utilização de calor que poderá alterar a sua qualidade e composição.

A utilização destes óleos vegetais tem algumas vantagens:
- contêm ingredientes benéficos (Vitaminas E, A, B1, B2, B6 e cálcio);
- não possuem adição de odores e assim os bebés beneficiam do cheiro natural dos pais, beneficiando o processo de vinculação;
- são reconhecidos como alimento e absorvidos pela pele e corpo;
- são comestíveis;
- nutrem a pele e permitem que esta respire.

Os benfícios da massagem




A massagem é um momento único de partilha, (é uma dádiva especial), que promove o conhecimento de pais e filhos e gera momentos de felicidade/bem-estar no seu crescimento e desenvolvimento.

A massagem Infantil é uma ferramenta que permite aos pais remodelar a interpretação que o bebé faz do mundo, para libertar a sua dor, medos, abrindo-se a um estado de maior alegria.

É através de um contacto com pele, que pais e filhos se encontram com exclusividade, dando assim mais qualidade às suas relações e transmitindo, uns aos outros, confiança e segurança, para chegar a um entendimento muito mais profundo, que os acompanhará durante toda a vida.ém de todos estes benefíos aoníve da partilha, troca, conhecimento entre pas filhos, massagem traz ainda benfícios a outros níveis.

Através da pele massajada (que no recém-nascido é cerca de 19% do seu peso total) este órgão participa em diferentes sistemas fisiológicos beneficiando:

SISTEMA HORMONAL - Diminui as hormonas de stress, promovendo um sono mais tranquilo, favorecedor da libertação da hormona do crescimento.


SISTEMA IMUNITÁRIO - Bebés mais tranquilos mantêm o equilíbrio do Sistema Imunitário.


SISTEMA GASTRO-INTESTINAL - A massagem facilita a digestão, promove o alívio de cólicas e de gases, diminuindo a dor/tensão intestinal.


SISTEMA RESPIRATÓRIO - Equilibra a respiração e promove a libertação de expectoração.


SISTEMA CIRCULATÓRIO - Estimula a circulação, promovendo um aumento de oxigénio, contribuindo para uma eliminação de toxinas.


SISTEMA LINFÁTICO - Ajuda na drenagem linfática.


SISTEMA MUSCULAR - A massagem tem um efeito relaxante e ao mesmo tempo tonificante.


SISTEMA NERVOSO - Sendo a pele o maior orgão de comunicação de que o bebé dispõe, é através do tacto que se transmitem uma infinidade de mensagens. Estes estímulos externos são absorvidos e favorecem a mielinezação das células nervosas cerebrais decorrente dos estímulos tácteis desenvolvidos ao longo da massagem numa corrente de afectos organizadores de bases fisiológicas e emocionais para o futuro.


A NÍVEL COMPORTAMENTAL - Melhora resultados dos testes de desenvolvimento Psico-motor; Melhora dimensões temperamentais - Emocionalidade/ Sociabilidade;Diminui o tempo de choro; Aumenta o tempo no estadio "vigília tranquilo" (estado de consciência para aprender / comunicar).
Quatro Categorias de Benefícios descritas por Vimala McClure:

Interacção: Promoção da vinculação segura, comunicação entre pais e bebé, tempo de qualidade entre pais e filhos, respeito, uso dos 5 sentidos, contacto precoce com ambos os pais, empatia, imitação, amor, etc.

Estimulação: De todos os sistemas orgânicos acima descritos, desenvolvimento da linguagem, aquisição de consciência mental e corporal, integração sensorial, etc.

Alívio: Gases, cólicas, obstipação e eliminação, dores gastrointestinais (digestivas), congestão nasal, tensão muscular, sensibilidade ao toque, desconforto dos dentes, etc.

Relaxamento: melhores padrões de sono, melhor flexibilidade, melhoria da capacidade de auto-conforto, diminuição de tensões e situações de desorganização neurológica, etc.


Benefícios da Massagem para os Outros:

Para os Pais: melhor compreensão do seu bebé, ler e respeitar os seus sinais, melhor auto-estima e confiança parental face a diferentes situações, tempo de qualidade com o bebé, possibilidade de maior envolvimento do pai, estimula a lactação e diminui a possibilidade de depressão pós-parto.

Para toda a Família: possibilidade do envolvimento de irmãos mais velhos, da família, intensificação do respeito, criação de um ambiente familiar calmo e tranquilo.

Para a Sociedade: aumento do contacto físico positivo, diminuição de agressividade e violência, intensificação do respeito e empatia.